SEO: repetições de palavras-chave e Keyword Stuffing

Uma grande dúvida presente na mente das pessoas que trabalham com SEO (tanto em projetos pessoais quanto em projetos para clientes) é a quantidade de vezes que a palavra-chave principal de um post (ou de um blog) deve aparecer no texto. Isto é um fato, pois se você repetir muitas vezes a mesma palavra-chave em um texto (mesmo sem notar), os buscadores entenderão o seu ato como Keyword Stuffing, o que faz sua página cair assustadoramente das buscas. Hoje você irá entender quantas vezes deve repetir as palavras-chave em um texto de de seu blog ou site, o que chamamos, por convenção, de Keyword Density.

Muito debate-se sobre isso em fóruns de blogueiros ou dos chamados SEO experts, mas ninguém conhece um número exato para que o aproveitamento da técnica de repetir palavras-chave seja o melhor possível. Mas parece que os robôs de pesquisa avaliam o número de repetições da palavra-chave principal em vista do tamanho total do texto.

Como não se tem um número exato de quantas vezes repetir as palavras-chave de acordo com o tamanho do texto escrito, cada blogueiro prefere seguir suas próprias técnicas. No fim, os que analisam e testam mais acabam se saindo melhor.

O conjunto de técnicas que geralmente traz os melhores resultados de posicionamento para a grande maioria dos blogueiros é algo semelhante a isto:

  • Citar uma vez a palavra-chave no título do post (de preferência como sendo uma das primeiras palavras do título);
  • Citar uma vez a palavra-chave na introdução do texto (o mais perto possível do início deste primeiro parágrafo, mas não demais, senão o Google saberá exatamente que é para aquela palavra que você quer rankear);
  • Citar mais uma vez a palavra-chave na conclusão (último parágrafo do texto);
  • Regra geral: não repetir mais do que 3 ou 4 vezes a palavra-chave em textos pequenos (o que eu chamo de texto pequeno é algo entre 400 à 700 palavras). Isto dá em torno de 0,4% a 1% de Keyword Density. E não mais do que 5 ou 6 vezes em textos longos (o que eu penso ser algo acima de 1000 palavras), o que dá em torno de o,5% a 0,6% de Keyword Density;
  • Repetir a palavra-chave em duas imagens ao longo do texto.
  • Negritar apenas uma vez a palavra-chave principal.

Vale a pena testar

Esta é a regra que costumo utilizar. Baseei-me nas conversas em fóruns e com outros blogueiros para chegar à esta conclusão. Mas a ideia que quero que você retire deste post é que deve testar qual é a técnica que melhor funciona em seus próprios textos. Para isto, crie um post utilizando uma certa Keyword Density e avalie os resultados obtidos (leia-se posição nas SERP’s). Depois, mude a quantidade de palavras-chave repetidas e reavalie. Continue este ciclo até obter e analisar os melhores resultados. Mas lembre-se: faça vários testes semelhantes e não se baseie por apenas uma avaliação ilhada.

Utilize variáveis!

Claro que não se pode escrever um texto de 1000 palavras sobre “Os Melhores Queijos” e repetir a frase apenas 6 vezes. Por isto, sempre que você já tiver atingido o seu limite preestabelecido de número de palavras-chave repetidas em um texto, utilize variáveis, que podem até conter trechos semelhantes à palavra-chave principal. Se você estiver escrevendo sobre “Os Melhores Queijos”, pode utilizar várias variáveis (nada de Engenheiros do Hawaii!):

  • Ótimos queijos;
  • Queijos gostosos;
  • Queijo parmesão;
  • Queijo prato;
  • Queijo mussarela;
  • Queijo colonial;
  • Melhores gostos;
  • Melhores marcas.

E assim por diante. Perceba que você pode repetir, em cada variação, um pequeno trecho da frase-chave principal (“queijos” ou “melhores”). É mais ou menos por aí que você deve seguir!

Nunca esqueça de revisar seus textos

A revisão, neste caso, não funciona apenas para corrigir os seus erros de escrita, mas também para dar uma analisada em qual o número de repetições de uma palavra-chave e se há a necessidade de alterá-la, para uma variável, a fim de não ser penalizado por Keyword Stuffing.

Para mim, a técnica de revisão (do ponto de vista da repetição de palavras-chave) mais eficiente é escrever o texto naturalmente e, só depois, pensar em como redistribuir as palavras-chave e variáveis em um texto. Só assim você pode concluir um texto que dará uma ótima qualidade de leitura aos seus visitantes e que, adicionalmente, será muito bem otimizado para os motores de busca.

Pense nisso!

Sempre que puder, faça novos testes, porque os algoritmos de pesquisa mudam constantemente, sendo necessárias novas análises do sistema de repetição de palavras-chave. E lembre-se: quanto mais você se esforçar, melhor se sairá em comparação com os seus competidores. Talvez, os que estão no topo não fazem tais testes. E é aí que você rouba o lugar deles! Boa sorte nas SERP’s!

Gostou? Dá uma ajudinha divulgando!
  • Twitter
  • email
  • Facebook
  • Rec6
  • Print
  • Google Bookmarks
  • del.icio.us
  • Technorati
  • StumbleUpon
  • Digg
  • Netvibes
  • LinkedIn
  • Yahoo! Bookmarks

Talvez você goste destes outros textos também:

Categoria(s): SEO

29 Comentários no artigo “SEO: repetições de palavras-chave e Keyword Stuffing”

  1. Como está Alan,

    Olha eu aqui de novo!

    No caso de densidade, sempre foi um dilema. Muitos dizem que uma densidade de 1 a 3% é a ideal, outros dizem que pode chegar até 5% no máximo e outros aconselham até menos 1%.

    Pelo que eu vejo atualmente, a repetição em média de 3% (repetir uma palavra-chave principal até três vezes a cada 100 palavras) agregada com palavras-chaves secundárias e terciárias para formarem frases é bem aceita.

    Também uma coisa importante é LSI(escrever de modo natural e contextual). Atualmente se o conteúdo não estiver em uma lógica descritiva de idéias, palavras e frases chaves podem não ter muita força.

    Mas como você alertou, sem testes não dá para saber se um conteúdo vai bem ou não. Em outros tipos de páginas é até fácil, pois pode-se construir duas ou três diferentes com conteúdos(idéias) semelhantes mas dispostos de maneiras diferentes (com parágrafos diferentes…) e medir a resposta desejada, mas em artigos de blog se torna um pouco mais difícil pois temos que estar alterando as palavras e guardando os resultados para comparação futura.

    Mas sem trabalho não há resultados!

    Até mais Alan.
    Veja o último artigo do/da Julio Araujo em seu blog: Marketing Viral (Gerador de Tráfego Exponencial para WebSites, Parte III) My ComLuv Profile

  2. Olá Alan! Seu artigo de hoje fala justamente de um assunto que estava em dúvida. Clareou um pouco as idéias, mas a minha dúvida principal é a seguinte: suponha que um artigo tenha 400 palavras, se usar 3 vezes a keyword, uma no início do texto, outra numa tag ou no meio e mais uma vez no último parágrafo, isso para a keyword sem variações, mas se no texto inteiro tiver mais umas 3 ou 4 keywords com variações, ou seja, diferente da principal, pode? Não conta como repetição? Outra dúvida, a keyword no texto conta também? Mais uma: se os motores de busca não levam mais em consideração a metatag keyword, como eles sabem para qual keyword que estamos otimizando? Não pode achar que é uma palavra qualquer ao invés da nossa keyword escolhida?
    Ufa! Quanta dúvida! Agradeço muito a atenção.
    Um abraço!
    Veja o último artigo do/da Sandra-Info-Macross em seu blog: E enfim o novo template! My ComLuv Profile

  3. @Julio, há quanto tempo!
    Realmente, há muita divergência quanto a isto. Mas creio que, como você mesmo disse, o que mais importa é a qualidade de leitura que deve ser dada aos visitantes. Creio que o Google já tem parâmetros para descobrir se isto existe ou não, então acho que o melhor sempre será manter a qualidade.

    @Sandra, meu post explica apenas a repetição de palavras-chave no texto. É claro que você pode repetí-la em Meta Tags, Tags de Posts e Categorias se precisar. Sem problemas. As variações também não contam como repetições, na maioria das vezes.

    Não tenho idéia de como os crawlers descobrem a palavra-chave principal de nosso texto, mas só posso dizer uma coisa: eles SÃO espertos, não podemos enganá-los, hehe. Além disso, sempre existem as pessoas encarregadas de diminuir o posicionamento de uma página com Black Hat SEO.

    Espero ter respondido todas as dúvidas!
    Um abração!

  4. Olá Alan,

    Sem dúvida que esse tema é muito importante para obter bons rankings.
    O keyword stuffing ou keyword spamming é um dos erros mais comuns cometidos por pessoas inexperientes que pensam que se encherem o texto, tags e afins com a mesma keyword 50 vezes, conseguem óptimos rankings.
    O texto TEM de ser legível para ser considerado bom, assim como TEM de fazer sentido quando é lido por uma pessoa, e a consecutiva repetição da mesma expressão retira toda a naturalidade e legibilidade de um texto.
    Abraço,
    JR
    Veja o último artigo do/da Joao Rodrigues em seu blog: Como Pesquisar Keywords com o Google Squared (vídeo) My ComLuv Profile

  5. Seguindo estas recomendações do Alan, eu indico a instalação do plugin Simple Tags (RC 1.2)http://wordpress.org/extend/plugins/simple-tags.
    Vamos utilizar um bordão simples e objetivo: “Use com moderação”.
    Veja o último artigo do/da Anderson Aguiar em seu blog: 3 sites que explicam sobre trackbacks e pingbacks My ComLuv Profile

  6. É um assunto para muito debate.

    Acreditava que o Google punia quem praticava “keyword stuffing”, mas o fato é que vc vê sites bem posicionados para certas palavras e o título é uma repetição só. Tenho muitas duvidas como o Google trata isso.

    Mas não podemos nos esquecer dos usuários, que precisam de títulos claros sobre o conteúdo das páginas.

    O melhor é sempre trabalhar o título, e o conteúdo com lógica e clareza.

    Um grande abraço!

  7. A parte de negritar a palavra chave…é ruim para o CEO negritar todas as vezes que ela aparece??
    Veja o último artigo do/da Alexandre Brendim em seu blog: Vanessa Hudgens Antes da Fama My ComLuv Profile

  8. Eu diria que sim Alexandre.
    É claro que se o fizer 2 vezes num artigo com 700 palavras não há problema, mas se o fizer muitas vezes já é possível que não seja benéfico.
    Veja o último artigo do/da Joao Rodrigues em seu blog: Como Pesquisar Keywords com o Google Squared (vídeo) My ComLuv Profile

  9. Alan,

    Como sempre, bom artigo. A impressão é que esse número de palavras-chave seja um tanto misterioso, mas a regra mesmo é o bom senso.

    Eu, para variar, não ando com o tempo que preciso para seguir todos os passos de SEO como deveria. Mas hoje fiz uma experiência que me pareceu válida.

    Comecei a escrever um artigo sobre um CD para técnicos chamado Utility CD na versão 21.30. Fui na ferramenta de palavras chave do Google e pesquisei sobre Utility CD, manutenção, CD de Boot, ou seja, palavras correlatas ao assunto. Em seguida anotei todas com bom grau de relevância numa folha de papel e passei a escrever o texto. Usando a maioria das palavras encontradas e que puderam ser encaixadas sem distorcer o conteúdo.

    Depois fiz a divulgação de praxe nas redes sociais e forum conforme aprendi no Desafio (aqui mesmo) :-)

    Agora a noite fiz a pesquisa no http://www.google.com.br: “Utility CD 21.30″ que é a última versão.

    Web: 2a posição (de 22.000);
    Páginas em portugues: 3a posição (de 189); e
    Páginas no Brasil: 3a posição (de 129).

    Obs: Todos os sites melhor posicionados que o meu, estavam fazendo referências ao meu endereço (Minhas divulgações feitas em redes sociais e forum).

    Pelos números entre parenteses dá para ter uma idéia de quantos sites ficaram atrás na pesquisa.

    Nada mal… ;-)

    Lauro Faria
    http://www.bdibbs.com.br

  10. Alan,

    Agora vamos ao jabá…

    Juntei em uma página uma série de ferramentas online sobre SEO, performance e outros, para me auxiliar e a quem desejar. Acesse e veja se ajuda:

    http://www.bdibbs.com.br/wordpress/ferramentas

    PS: Está em beta (parafraseando o Google)

    Lauro Faria
    http://www.bdibbs.com.br

  11. Boas Alan…

    Realmente, através de uma formação que fiz sobre SEO na Net num website Americano este tema já tinha sido abordado e foi demonstrado que em termos de Keyword Density o ideal para o Google seria uma palavra chave a cada 100 palavras o daria um rácio de 1 para 100 revelando os tais 1%.
    Dai que concordo plenamente com o teu reparo mas confesso que nunca utilizei tal estratégia. Basicamente limito-me a escrever..

    Abraço…
    Veja o último artigo do/da João em seu blog: Tem Filhos? Aproveite. – Depósito a Prazo FiniJúnior My ComLuv Profile

  12. O Simple Tags atualizou hoje e não está sendo ativado, por isso eu desativei por enquanto, estou procurando outro plugin semelhante. Alguém indica um?

    @Lauro
    Achei seu artigo bem instrutivo, porém não encontrei espaço para fazermos comentários.
    Veja o artigo da Sandra sobre comentários:
    http://info.macross.com.br/trafego/comece-a-receber-comentarios-em-seu-blog/
    Veja o último artigo do/da Anderson Aguiar em seu blog: 3 sites que explicam sobre trackbacks e pingbacks My ComLuv Profile

  13. @Joao, assino em baixo de tudo o que disse.
    E isto às vezes pode acontecer até com quem não desconhece o SEO, mas acaba repetindo demais e naturalmente ao escrever um texto.
    Um grande abraço!

    @Anderson, o Simple Tags funciona praticamente igual ao SEO Smart Links, e os dois são bons, mas prefiro este último.
    Obrigado pela recomendação.

    @Jeferson, eu também já percebi isto em várias SERP’s! Também tenho minhas dúvidas, mas a prática de ser natural e não exagerar tem me dado bons frutos.

    @Alexandre, creio que negritar uma vez é a melhor forma, pois negritar várias irá evidenciar muito facilmente a palavra-chave pela qual está querendo rankear, e você pode ser punido não só pelos crawlers mas, também, por humanos.
    Espero ter respondido sua dúvida!

    @Lauro, ótima experiência para partilhar conosco!
    Poxa, fico super feliz que o desafio tenha te ensinado tantas dicas. Realmente, aí você pôde perceber a diferença de uma boa otimização, não é mesmo?

    Sobre sua página de ferramentas, ela está muito bem feita! Vou dar uma fuçada mais pesada por lá. Obrigado por divulgá-la.
    Um grande abraço!

    @João, ainda penso em fazer um curso destes, hehe.
    Sobre a técnica, eu também não perco o meu tempo atacando uma porcentagem exata de repetição e só citei por questões técnicas, para quem quiser aprender, hehe.
    Um grande abraço e obrigado pelo comentário!

  14. Olá @Lauro Faria
    Gostei da sua estratégia, vou testar, porém, se tivesse esperado sua página ser indexada pelo Google antes de divulgar nas redes sociais, com certeza estaria antes que elas nas pesquisas.
    @Anderson Aguiar
    Que bom que gostou do meu artigo!

    Um abraço!
    Veja o último artigo do/da Sandra-Info-Macross em seu blog: E enfim o novo template! My ComLuv Profile

  15. Verdade Alan!
    Aliás eu já estava com o SEO Smart Link instalado, deve estar conflitando!
    Mas vou ficar o SEO Smart Link
    Veja o último artigo do/da Anderson Aguiar em seu blog: Cadeia Alimentar no Mundo Corporativo My ComLuv Profile

  16. @Anderson,

    Não entendi bem o que quis dizer com “abrir espaços para comentários” e indicar o site da Sandra.

    Se você se refere ao que escrevi acima, informo que não é um artigo e nem cópia de um, e sim um comentário, exclusivo aqui para Analise Blogueira. :-)

    E por isso os comentários são aqui mesmo.

    Pode até ser uma idéia de post, vou ver…
    Veja o último artigo do/da Lauro Faria em seu blog: Versão 21.30 do Utility CD – Manutenção My ComLuv Profile

  17. @Lauro
    Eu li sua matéria direto do seu blog e gostei, tanto que favoritei!
    Mas eu queria deixar um comentário sobre a sua matéria em específico, para registrar minha participação em seu blog!
    Por isso indiquei o artigo da Sandra sobre comentários!
    Grande abraço e parabéns pelo trabalho!
    Veja o último artigo do/da Anderson Aguiar em seu blog: Google Analytics versus AWStats My ComLuv Profile

  18. @Sandra,

    Não sei se tens razão.

    Não parece mas essa experiência deu trabalho, o artigo estava agendado para as 6h da manhã. Eu comecei a divulgação por volta das 11h e passei a tarde fazendo isso. É bem provável que a página tenha sido indexada pela manhã.

    Os links que aparecem no topo da pesquisa fazem referência a página, porém aparece apenas um, no caso o site do under-linux.org, que tem muito mais relevância que o meu. :-)

    As demais redes sociais aparecem abaixo.

    O meu Pagerank é 4 isso deve ter algum pêso.

    Lauro Faria
    http://www.bdibbs.com.br
    Veja o último artigo do/da Lauro Faria em seu blog: Ferramentas de SEO – Analisando e otimizando My ComLuv Profile

  19. @Anderson,

    Ah! Voce deve estar se referindo a Ferramentas: http://www.bdibbs.com.br/wordpress/ferramentas

    Essa é proposital. Pois é uma página estática do site. E nesse caso a idéia é mantê-la o mais “limpa” possível.

    Quando faço isso, sempre crio uma “chamada” que no caso está em http://www.bdibbs.com.br/2010/ferramentas-de-seo

    Essa sim, permite comentários.

    Lauro
    Veja o último artigo do/da Lauro Faria em seu blog: Chamando os usuários do BDI BBS My ComLuv Profile

  20. Eu sou hypeiro forte vivo de dos paraquedistas que caem nele por isso qualquer SEO e importantíssimo, só que eu repito varias vezes a palavra nos meus textos e eles sempre são curtos e fiz alguns testes e isso me ajuda muito no posicionamento.

    Eu sei que encher de palavras chaves e prejudicial mais eu uso acima de 8 ou 10 em textos relativamente pequenos e nunca tive problemas.

    Acredito que a quantidade de palavras permitidas seja bem maior que nos imaginamos.
    Veja o último artigo do/da Renato em seu blog: Vídeo e fotos do IPad – Novo Tablet da Apple My ComLuv Profile

  21. @Sandra, nunca tinha pensado nesta idéia, de aguardar a indexação da página no Google antes de enviá-la às Redes Sociais! Vou relevar isto, Sandra. Muito obrigado pela dica.

    @Anderson, com certeza não irá se arrepender!
    Um abraço!

    @Lauro, estes probleminhas de indexação são um saco. Em algumas palavras-chave com textos meus, algumas Redes Sociais também aparecem mais ao topo.

    @Renato, esta é a melhor experiência para dizer que testes são necessários. Realmente, isto pode funcionar muito bem para certos nichos, pois já vi textos com uma Keyword Density altíssima, todas as repetições negritadas e quase ao topo das pesquisas. Obrigado por comentar por aqui!

  22. E faz sentido mesmo Alan, se não os links das redes sociais são indexados antes e melhor posicionados pelo fato de essas redes terem mais PR, links, reputação, sei lá.
    Mas eu sempre espero um dia para sair divulgando, ultimamente até mais!
    Um abraço!
    Veja o último artigo do/da Sandra-Info-Macross em seu blog: E enfim o novo template! My ComLuv Profile

  23. @Sandra, eu geralmente lanço meus posts pela manhã e após o almoço divulgo. Acho que tem dado certinho, e são poucos os que as Redes Sociais ficam na frente. Sorte que o Análise já está ganhando uma reputaçãozinha boa e uma indexação mais rápida, hehe.
    Um abraço!

  24. Uma coisa que eu notei e que guardava como um certo segredo é que determinados posicionamentos são melhores que os 1°!

    Parece estranho falar mais e difícil explicar em apenas um comentário mais funciona tipo o nervosismo do visitante, se ele entra no Google e busca DVD blá blá blá o 1° ele nao encontra e vê as publicidades com os links sobre DVD, o 2° ele tb não encontra e também acha as mesmos usuários na 3° posição ele já ta de saco cheio e acredita que o link de publicidade deve ser o que busca pois já viu em tudo anteriormente é clica isso melhora os ganhos em determinadas posições isso eu notei e agora tento controlar meus posts em certas posições e acreditem não são as 1°

    ninguém deve ter intendido só que a ideia deve ficar para um post Alan rsrs
    Veja o último artigo do/da Renato em seu blog: Novo Trailer da 6ª Temporada de Lost – Cenas inéditas da 6ª temporada de Lost My ComLuv Profile

  25. @Renato, entendi a ideia, por partes. Você quer dizer que nas primeiras posições das pesquisas o visitante apenas sai da página, mesmo após ver os anúncios AdSense contextualizados com o que ele quer. Só não clica porque acha que não é daquilo que precisa.
    Já após ter entrado em outras páginas ele clicará nos anúncios AdSense contextualizados para ver se tem algum sucesso com a busca, não é mesmo?
    Muito interessante sua análise, e certamente renderia um bom post. Vou explorar mais o assunto em minha cabeça.
    Um grande abraço e obrigado pela colaboração!

  26. Muito bom o artigo Alan, fiquei um tempo sem visitar o blog mas estou de volta!
    Abraços.
    Veja o último artigo do/da Arthur Amaral em seu blog: 30/01/2010 – Mora & Naccarati na Anzuclub My ComLuv Profile

  27. @Arthur, é muito bom tê-lo de volta comentando por aqui!
    Espero que possa aproveitar as dicas sempre.
    Um abração!

Trackbacks/Pingbacks

  1. SEO: repetições de palavras-chave e Keyword Stuffing | Análise … | Rede Banner - 28. jan, 2010

    [...] de palavras-chave e Keyword Stuffing | Análise … Após a sua avaliação, vote ou comente Fonte Confira tudo sobre o Keyword Stuffing e quantas vezes deve repetir uma palavra-chave em seus textos [...]

  2. SEO: repetições de palavras-chave e Keyword Stuffing | diggBlog - 09. fev, 2010

    [...] Matéria Completa no ANÁLISE BLOGUEIRA [...]