diHITT: votar sem visitar é tão ruim assim?
Ahhh…há quanto tempo não escrevo um texto opinativo por aqui, não é mesmo? Estava sem ideias para posts desse tipo ultimamente, mas eis que me surge esta self-question mental: será que é muita sacanagem votar em um post ou texto do diHITT (ou de qualquer outra Rede Social) sem visitar e ler tal texto? Certamente muitas pessoas fazem isto e muitas outras vão até mesmo ficar desencorajadas de minha crítica com este texto, mas opinião é opinião e, como sou um adolescente aberto, abro a discussão à vocês também, para que todos possam pensar melhor sobre esta prática.
Hoje em dia qualquer pessoa têm, em algum momento de sua rotina ou de sua vida, uma falta de tempo desgraçada. No caso dos blogueiros (profissionais ou pessoais) então, nem se fala: é coisa pra escrever, pra comentar, pra divulgar, pra otimizar…enfim: é coisa que não acaba mais! Eu até já comentei sobre como Otimizar o Tempo aqui no Análise e este é um assunto que acompanhará este blog por muito tempo, daqui por diante.
Nesse quadro, navegar e participar ativamente de Redes Sociais torna-se uma tarefa deveras complicada e jogada, sempre, para o segundo plano. Eu, há muito tempo, não passo demoradamente por 3 Redes Sociais para participar destas, a não ser nos fins de semana e feriados, que passo em várias Redes e em vários blogs para comentar, opinar e votar.
Ao longo do tempo vamos conhecendo muitos blogueiros que escrevem textos bombásticos, com uma qualidade imensa e, quando vemos um texto desses em uma Rede Social, vamos logo votar. Noutras vezes, podemos perceber logo de cara que um texto será bom, pelo título e por sua descrição sem erros ortográficos e altamente atrativos. Mas, como disse logo acima, o problema do tempo afeta todos, e grande parte desses textos bons são longos, o que nos toma, várias vezes, pelo menos 5 minutos para lê-los e participar das discussões geradas nos comentários. Olha só o tamanho dos posts do Fique-Rico, por exemplo. Se fizermos isto com 5 textos, lá se vão quase meia hora, no mínimo, do nosso precioso tempo.
É por isto que não concordo em atacar as pessoas que votam e não visitam as páginas para ler os posts. Eu faço isto às vezes (não sempre) porque sei que o texto em si é de qualidade, mas não tenho o devido tempo para lê-lo completamente. Assim, acabo por votar porque este é o jeito mais rápido que vejo para premiar o escritor pela qualidade dos textos. Há algo de errado nisto?
Com este ato, o blogueiro que escreveu o texto pode tê-lo publicado na página inicial, e muitas outras pessoas que têm um pouquinho mais de tempo poderão visitá-lo, o que já é um bom lucro. Se um post recebeu 50% de votos sem visitas e foi publicado na página inicial, significa que estes 50% foram cruciais neste acontecimento. Sem estes votos, talvez o post não seria realmente publicado.
E, ainda, se uma pessoa sente-se obrigada a visitar o texto antes de votar e está sem tempo, o que acaba acontecendo é o crescimento da Taxa de Rejeição do blog visitado, bem como pouco tempo de permanência no blog e poucas páginas lidas por visita. E isto, certamente, pode ditar o abandono de uma Rede Social por parte de vários usuários por conta do retorno de visitas de baixa qualidade.
A prática que deve ser rapidamente condenada é aquela de votar em conteúdo ruim, apenas por votar. Ou não analisar algum conteúdo desconhecido antes de votar. Aí sim, estamos tem-se uma conduta muito má. Mas não custa nada votar em textos bons, mesmo se você não tiver tempo para lê-lo. Porém, é bom ressaltar: só vale a pena fazer isto quando realmente vemos que o texto em si é de qualidade, original e de boa procedência.
E a sua opinião sobre isto, qual é?






3 de novembro de 2009







Olá Alan!
Eu também sou obrigada a fazer isso quando entro em redes sociais, principalmente no dihitt, simplesmente porque também não tenho tempo!
Se eu for ler cada artigo de cada indicação, perderia o dia inteiro. Por isso normalmente vejo os títulos que mais me agradam e escolho um ou dois para entrar no blog e ler,e de preferência comentar. Quanto aos outros normalmente voto nos artigos dos meus amigos, os que conheço bem e sei que o que escrevem é de qualidade.
E como você falou, isso ajuda os artigos a virarem populares. E outra coisa, parabéns pela sua coragem de admitir que faz isso, pois na verdade todo mundo faz e todo mundo nega! Conhece aquele ditado? Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço? Pois é, todo mundo diz que não faz, mas faz sim. Agora, o que eu acho errado é votar, não ler o artigo e ainda por cima comentar no dihitt dizendo que concorda ou que gostou, aí acho errado, por que se é para comentar então pelo menos vá até o blog!
Um abraço!
Veja o último artigo do/da Sandra-Info-Macross em seu blog: Os melhores artigos do Mês – Outubro
[Reply]
Alan Niemies Reply:
novembro 4th, 2009 at 04:53
@Sandra, obrigado pelo ótimo comentário!
Primeiramente, é esse negócio mesmo: todos fazem mas ninguém admite. E os comentários do tipo “obrigado pelo artigo, parabéns” são práticos, mas nada agradáveis, né?
Um beijo!
@John, eu também gostaria de ter mais tempo para visitar outros artigos. Mas como não tenho, tenho que cuidar para fazer isto bem certinho, hehe.
Um abraço e obrigado pelo comentário!
@Cynthia, às vezes eu recebo várias visitas e poucos comentários também, mas isto é normal, hehe.
Um beijo e obrigado pelo comentário!
@João, isso que você falou é pura verdade! O pessoal vota bastante também em posts de entregas de selos, o que acho profundamente desnecessário, já que é algo trivial.
Sobre o perfil, eu também estou com isso e não sai nunda! Mas não ligo, voto quando e onde posso, realmente. Mas continue votando nos que gosta, esse é o melhor conceito para seguir na hora de fazer esse trabalho!
@Elaine, condenável não, está certíssima (pelo menos eu acho, hehe).
Um abraço e obrigado pelo comentário!
@Janeisa, é mesmo, são tantas indicações que passaríamos todo o dia votando e lendo.
Um beijo e obrigado pelo comentário!
@Arthur, essa de comentar sem ler eu não costumo fazer, mas precisamos conhecer bastante o assunto para fazê-lo, né?
Um abraço e obrigado pelo comentário!
[Reply]
Olá Alan!
Olha o fator tempo influenciando novamente aí!
Realmente é complicado, em razão do tempo, ter que visitar vários posts no Dihitt. Todos sabemos da quantidade de conteúdo de boa qualidade que passa por alí.
Também faço isso sim, voto e muitas vezes não visito, pois o que é bom se percebe logo de cara.
Eu gostaria de ter mais tempo para poder visitar muito mais artigos antes de votar.
Espero poder fazer isso brevemente.
Valeu Alan!
Um abraço!
Veja o último artigo do/da John Silva em seu blog: Eu li – Links de outubro
[Reply]
Ah, não quero atirar pedras, pois tenho cá os meu pecados…ehehehe
Mas me frustra um pouco ver a quantidade de visitas em um post meu passar de 15 e só ter 2-3 comments lá…ehehehe
É por isso que eu ainda não me “atirei de cabeça” nas redes sociais, confesso que está começando a ficar viciante, principalmente naquelas que temos que visitar pra colocar o link do nosso post… acabo parando e xeretando pelo menos a página inicial e já comecei a querer acompanhar alguns blogs…eheheh
Mas enfim, quem sabe, quando chegar num ponto como este que você falou, de já saber que o autor é fera e que os textos são todos de qualidade, eu não me arrisque a isso…ehehehe
Beijos, boa semana!
Veja o último artigo do/da Cynthia Santos em seu blog: Uma noite de arrepiar
[Reply]
Bom, eu posso confirmar que isso é real.
Tenho poucas visitas diárias, e quando submeto um post no diHitt, tenho mais votos que leitores… rs…
Mas eu procuro não encanar com isso, já que tem umas “notícias” de 3 linhas que são votadas por 75 pessoas… Para algumas pessoas, basta desejar um bom final de semana, que já vira um post popular. Já percebeu isso? É no mínimo curioso.
No meu perfil, vejo em vermelho que preciso votar em mais autores, e que não “adivinho” quais posts vão se tornar populares. Isso porque eu voto só naqueles que eu li de fato. Devo mudar também? rs…
Veja o último artigo do/da João Angelo Pazzianotto em seu blog: Desafio de 7 Dias – A conclusão
[Reply]
Bom, eu posso confirmar que isso é real.
Tenho poucas visitas diárias, e quando submeto um post no diHitt, tenho mais votos que leitores… rs…
Mas eu procuro não encanar com isso, já que tem umas “notícias” de 3 linhas que são votadas por 75 pessoas… Para algumas pessoas, basta desejar um bom final de semana, que já vira um post popular. Já percebeu isso? É no mínimo curioso.
No meu perfil, vejo em vermelho que preciso votar em mais autores, e que não “adivinho” quais posts vão se tornar populares. Isso porque eu voto só naqueles que eu li de fato. Devo mudar também? rs…
[Reply]
Olá Alan, não condeno quem vota em notícias de redes sociais sem visitar as páginas e ler os posts, porque também faço isso. Há pouco tempo me cadastrei no diHITT e chego a receber 50 indicações de notícias por dia, o que torna inviável a leitura de todas. Os textos que apresentam uma boa introdução e que pertencem a blogueiros, que sei que tradicionalmente escrevem bem,voto algumas vezes sem ler o post na íntegra. Se isso é condenável então eu já era…hehehhe Abraços!!!
Veja o último artigo do/da Elaine I. de Oliveira em seu blog: Competências
[Reply]
Oi Alan, assim como a Elaine, também faço isso muitas vezes, voto sem ler, me guiando apenas pelo título e o resumo e observando a relevância deles no sentido de me chamar à atenção e ter um bom português. É completamente inviável ler todos os posts que voto, teria que passar o dia inteiro no diHITT.
Bjs.
[Reply]
Eu tb faço muito isso de votar sem ler, muitas vezes por já ter visto o conteúdo publicado anterioremente no próprio blog do autor, outras por querer ler o conteúdo mais tarde. Existem ainda os casos de notícias em q o próprio título já é informação suficiente pra mim, se for informação útil eu sempre comento sem ler.
Abraços!
Veja o último artigo do/da Arthur Amaral em seu blog: Ma.Da. – Rhythm Is A Dancer
[Reply]
Como procuro seguir tudo que vc diz, no começo eu tentei fazer assim, pois já havia lido um comentário seu falando isso. Mas não deu não… Então criei critérios para votar sem ler. Voto em quem já conheço, pelo título interessante, sem erro ortográfico (como vc recomenda) e se o tema é, para mim, de interesse.
Tenho tentado fazer comentários além da votação. E uso o que eu escrevo no comentário no twitter, mato dois coelhos. Mas não dá para fazer isso com muita gente. Eu precisaria só fazer isso na vida…
Portanto contrariando suas recomendações iniciais eu voto sem ler o texto todo!
Fico envergonhada e lembro sempre de vc, mas se não for assim eu não contribuo lá no dihitt.
Bjão!
Veja o último artigo do/da Nanda Botelho em seu blog: Afirmação para Auto aprovação
[Reply]
Alan Niemies Reply:
novembro 4th, 2009 at 16:38
@Nanda, então, fica impossível abranger vários votos se pararmos para ler todos os textos. Completamente inviável, né?
Mas faz bem, porque sente-se preocupada se vota erroneamente, e é a partir daí que fazemos uma Rede Social decente.
Um beijo!
@Laurentino, aí fica complicado, realmente. Mas vale notar que parte desses votos foram bem feitos, de pessoas realmente preocupadas com o andamento de uma Rede Social. Então, mesmo que o post tenha rendido poucas visitas, pode-se perceber que a parte dos votantes acharam o conteúdo muito bom, não é mesmo?
Grande abraço!
@joamot30, ótima comparação com as casas dos amigos! Perfeito, hehe.
É isso aí, não tem como cuidar de tudo ao mesmo tempo!
Um abraço e obrigado pelo comentário!
[Reply]
Alan, “quem nunca votou sem ler que atire a primeira pedra”. Pelo o que podemos observar nos comentários, essa prática é mais normal do que se parece e na maioria dos casos é muito ligado ao autor. Problema maior é quando isso vira costume dos usuários e acontece de uma notícia ter 75 votos e menos de 10 visitas, como já aconteceu comigo.
Parabéns pelo artigo e blog, que por sinal, melhora a cada dia!
Veja o último artigo do/da Laurentino Mello em seu blog: BLOG – Laurentino Mello, 1 ano de vida!
[Reply]
Ola Alan, Vota eu voto, mas visita todos fica meio dificil já que tenho inumeras atividades na web, Visito apenas os links mais interesantes. Utilizo bastante o twitter se um link bomba por lá vou logo visita!Acho o o dihitt nunca vai chega ao volume de visitas do Digg ou meneane agregadores que quando o blogueiro tem um link na primeira pagina pode chegar até deruba o servidor de seu blog! o Dihitt e um lugar de fazer amizades, pergunto uma coisa você vai a casa de todos seus amigos todos os dias da semana isso tornaria a vida de qualquer um muito dificil não acha!
Veja o último artigo do/da joamot30 em seu blog: TRAILER ADAPTADO
[Reply]
Eu, simplesmente, não tenho tempo de ler tudo que gostaria, não tenho tempo de ler um décimo do que queria, então, muitas vezes, voto sem ler. Mas voto em autores de reconhecida capacidade e talento, autores que sempre leio e confio em suas palavras.
Não vejo problema nenhum nisso, muito pelo contrário, é uma forma de ajudar um bom blogueiro a ter sua notícia popular e consequentemente mais visitada.
Veja o último artigo do/da Alexandre Brendim em seu blog: Fotos Engraçadas de Casamentos – Que Medo!
[Reply]
Alan Niemies Reply:
novembro 5th, 2009 at 04:46
@Alexandre, é verdade!
Obrigado pelo comentário!
@Ricardo, eu não sou muito fã desse negócio de comentar igualmente no diHITT e no blog em questão porque acho que é uma repetição desnecessária a fim de ganhar um pouco mais de visibilidade “forçada”.
Sobre essa classificação de qualidade, eu também a uso: tem cada coisa de curiosidade por lá que não dá nem pra encostar, né? Fora aqueles vídeos antigaços do YouTube. Parece que a pessoa acabou de conhecer a internet ontem.
Um abração e obrigado pelo comentário!
[Reply]
Eu não condeno quem faz isso,também já fiz, mas procuro sempre acessar a página do autor, ler o post, comentar no blog e depois copiar o comentário e postar no Dihitt.
Também que uso como critério de classificação o histórico da qualidade do conteúdo e a originalidade. Piadas velhas ou curiosidades tão novas quanto a invenção da energia elétrica, eu nem olho, muito menos voto.
Veja o último artigo do/da Ricardo Alterado em seu blog: Cuidado com o sexo no verão!
[Reply]
Alan, acho que disse tudo… Mtas vezes voto sem ler, pq vejo pelo título que é um texto, ou pela introdução bem escrita, ou por reconhecer como autor (ou autora) algum conhecido blogueiro (a) meu… O tempo é cada vez mais escasso, teve um mês, que mal pude enviar notícias de tão sem tempo… E já faz tempo, que não acesso diretamente, blogs que acompanho p/ ler e comentar… Então, concordo plenamente com o que vc disse. Rotular todos que votam se ler, de indiferentes, ou como pessoas que nos desrespeitam e não se importam, é simplista, e por demais exagero. Além da falta de tempo, temos tb, os compromissos com familiares, aqueles que convivem com a gente, e que algumas pessoas, se esquecem de conviver, por viver demasiado no mundo virtual, o tempo todo no computador…
Veja o último artigo do/da Lilly Soares em seu blog: As Três Peneiras
[Reply]
Alan Niemies Reply:
novembro 6th, 2009 at 05:41
@Lilly, obrigado pelo reforço! Realmente, é complicado e para mim, às vezes falta tempo até para enviar artigos para as Redes Sociais também. Mas vamos indo, jogando um pouquinho de tempo pra cá e pra lá pra ver se conseguimos conciliar blogagem + família + o resto com perfeição, não é mesmo?
Um abraço e obrigado pelo comentário!
@Catarino, é complicado isso, mesmo. Já devo ter sido atacado por algumas vezes lá no diHITT. É incrível como existem pessoas que ficam prontas para fazer trabalhos mal feitos por aí, né?
Um abração e obrigado pela opinião, Catarino!
[Reply]
O pior não é votar sem ler, para mim o pior é comentar sem ler. Tem gente que faz comentário, até maldoso, só pelo que outro disse e percebe-se que não leu o texto, pois nem sempre a introdução consegue resumir todo o artigo.
No Dihitt eu nunca comento, pois tem gente lá que manda até e-mail querendo saber o que eu queria dizer com um comentário e muitas vezes o autor do artigo sabe o que eu disse mas o patrulheiro não entende e começa o ataque.
[Reply]
Alan,
Compreendo perfeitamente o que quer dizer, e, sinceramente, desde que praticada nos moldes que você falou, na minha modesta opinião, não considero isso uma prática incorrecta.
É claro que não nos podemos esquecer daqueles posts sem qualidade ou conteúdo de substância, e que inexplicavelmente conseguem muitos votos. Este é o lado menos bom de quem pratica estes actos sem qualquer tipo de critério. Que, muito embora não seja o caso, importa referir.
Grande abraço,
JR
Veja o último artigo do/da Joao Rodrigues em seu blog: O Encerramento do Yahoo GeoCities Pode Ter Impacto no Seu Ranking
[Reply]
O Alan destroçando como sempre!
Veja o último artigo do/da Renato em seu blog: Como se tornar um jornalista
[Reply]
Alan Niemies Reply:
novembro 26th, 2009 at 08:12
@Renato, que bom que gostou!
[Reply]
O meu também fica no vermelho por não votar muito, mas imagine eu que trabalho sozinho na criação (design gráfico e webdesign); as vezes clico no ler depois, para poder votar!
Mas também não culpo quem vota sem ler, apenas acho que devemos pelo menos ler o título! (rs)
Grande abraço!
Veja o último artigo do/da Anderson Aguiar em seu blog: 3 sites que explicam sobre trackbacks e pingbacks
[Reply]
Alan Niemies Reply:
janeiro 28th, 2010 at 09:16
@Anderson, tudo depende do ponto de vista de quem está votando. É sempre uma questão de ética.
Um grande abraço!
[Reply]